sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Parkour e sua trajetória em Barreiras, Bahia.

Na década de 80, quando David Belle juntamente com Sébastien foucan e seus amigos dos Yamakasi iniciaram com o que mais tarde seria o Parkour, Free-Running ou a Arte do Movimento. Não imaginavam que estavam revolucionando a idéia de movimento, de movimentação, e que isso iria influenciar toda uma geração. Que isso mudaria a forma de vida, conceitos, atitudes. Que essa geração que seguiram seus passos, Veriam que não tinham necessariamente que seguir o mesmo o caminho ou a mesma forma de traçar o caminho, mas a mesma forma de enxergar o modo como fariam esse caminho. Com criatividade, segurança, solidez, determinação, muita força de vontade e treino, muito treino. Por que é isso que aprendemos no decorrer dos treinos, a busca pelo nosso próprio caminho, a busca por uma evolução que se manterá por toda nossa vida. É certo, Todo tracer que treina seriamente segue a idéia do lema: Ser e Durar... Esse é o primeiro artigo desse blog, pensei muito no que eu poderia escrever, muitas idéias legais se apresentaram em minha mente. Pensei, pensei e cheguei à conclusão de que deveria escrever um artigo voltado para a história do Parkour aqui em Barreiras, sua trajetória, quando chegou, de que forma chegou, como se manteve e como está nos dias atuais. em dezembro de 2005 conheci um filme, o B13, assisti e fiquei abismado com diversas cenas que vi ali, não deu outra, fui ao local onde tudo é possível de se saber, a internet. Pesquisando sobre o filme procurando saber quem eram os dublês descobri que o protagonista era nada menos que o criador de uma disciplina chamada Le Parkour, e que todas as cenas de saltos espetaculares que estavam no filme eram reais e que esse homem, David Belle fazia isso realmente. Que não eram efeitos especiais nem nada. Eu, assim como a maioria dos tracer’s brasileiros conheceu o Parkour dessa forma , Pela net, e fiquei impressionado com o que se apresentava diante de meus olhos nos vídeos. No inicio, era tudo desordenado, não conhecia o que era o real Parkour e os saltos eram o único atrativo desse novo “esporte radical”. Acabava de conhecer o parkour, mas conheci de forma distorcida, também como a maioria. Antes de começar os treinos em janeiro de 2006 eu já vivia no esporte, já tinha uma vida baseada em atividades físicas, era corredor, patinava um street roller( acho que é assim que se chama), e praticava boxe e thay. A prática nesses esportes facilitou minha maior compreensão na disciplina, amadureci rápido nos meus treinos, minha época modinha durou poucos dois meses. Logo após isso criei uma comunidade no Orkut, o Parkour Barreiras, me reuni mais uns amigos que se interessaram pela “NOVA SENSAÇÃO” e montamos o grupo Parkour Barreiras. Hoje, daquele grupo formado em março de 2006, além de mim só resta um treinando sério mesmo (O Saudoso Tracer Carlos), todos os outros pararam. Sem ressentimentos, cada um segue o que acha melhor para si. Nesses quase três anos de Parkour aqui na cidade muitas coisas aconteceram (Óbvio), praticantes foram, praticantes vieram, não usarei o termo moda para não ofender a niguém. Fiz reportagens no jornal da região, mais praticantes foram e vieram depois disso também. O Parkour enfim amadureceu de verdade no cenário da cidade, restam poucos praticantes sim, mas é o suficiente quando se trata do Parkour de essência, do Parkour Treinado corretamente. Hoje interessados em se iniciarem na prática já são levados a saber do que realmente se trata o Parkour, de como são as diversas formas de treinamento, fazendo com que o modismo que é o resultado da falta informação nunca mais retorne aqui. Grato a todos que tiveram paciência de ler o primeiro Artigo do nosso blog, muito obrigado e bons treinos.

4 comentários:

Bernard disse...

Muito bom texto. Realmente, cada um segue o caminho que quiser... Mas cá entre nós? O de um tracer é bem mais emocionante. :)

Keep Trainning e parabéns pelos três anos.

Anônimo disse...

muito massa o blog Elvis!
é importante destacar a historia do parkour em barreiras!

Anônimo disse...

jack muito legal da pra senti um grande disipolo do parkur sou mais grande e aquele q ceque o parkur se todos as pessoas ler esse texto iria praticar e esporte q eu tanto amor,gostei muito do texto.

:::Paula Vielmo::: disse...

Oi Elvis!

Retribuindo sua visita ao meu blog, me surpreendi com a temática que aborda (parkour), a qual desconhecia totalmente.

Gostei muito do seu texto, além de estar MUITO bem escrito!

Abraço e bem-vindo ao mundo dos/as blogueiros/as!